quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Revista inglesa elege Lula como presidente mais corrupto do mundo!



A revista inglesa The Economist, fez uma lista dos 10 presidentes e ex-presidentes mais corruptos da história do planeta.


Os critérios usados pela revista levam em consideração elementos como processos, condenações, frequência da corrupção, duração da corrupção, propagação da corrupção e gravidade da corrupção, capacidade dos que cometem corrupção operarem com impunidade


Até pouco tempo liderada por Mohamed Suharto ( Indonésia), Ferdinand Marcos ( Filipinas) e Mobutu Sese Seko ( Congo) - 1°, 2° e 3° lugar respectivamente, a lista ganhou um novo "campeão". Após escândalos de corrupção, processos e várias condenações, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva tomou a ponta da tabela


Os editores da revista afirmam que não há dúvidas da falta de preparo do ex-presidente, uma vez que, durante seu governo (2003 à 2010), o mesmo não conseguiu elevar o país ao patamar previsto, mesmo com absurda arrecadação de impostos. Elementos como educação precária, saúde pública de baixíssima qualidade e falta de segurança deixados por Lula também foram usados como ponto de análise.


"Os riscos de corrupção são particularmente prevalecentes nas economias em desenvolvimento. Fatores como um fraco estado de direito e a falta de capacidade institucional nestes mercados enfraquecem os esforços para combater sistemas infestados de proteções interesseiras, enquanto a exposição a funcionários públicos corruptos e uma dependência de agentes terceiros também é maior." Afirmou Bronwen Chester, analista jurídico e regulamentar da revista.


Bronwen disse também que países com governos comunistas ou socialistas estão mais propícios à altos índices de corrupção.

Veja como ficou a lista após a inserção de um novo líder:

1-Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
2-Mohamed Suharto (Indonésia)
3-Ferdinand Marcos (Filipinas)
4-Mobutu Sese Seko (Congo)
5-Slobodan Milosevic (Sérvia)
6-Saddam Hussein (Iraque)
7-Sani Abacha (Nigéria)
8-Alberto Fujimori (Peru)
9-Htin Kyaw (Myanmar)
10-Spiro Agnew (Vice Presidente dos EUA)