Publicidade

Indígenas são presos no Maranhão acusados de participação em assaltos na BR 226

Várias moradores de aldeias indígenas são acusados de serem receptadores ou de cometerem assaltos na BR-226, entre as cidades de Barra do Corda e Grajaú.





Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão realizam desde a noite de ontem (24) uma operação em reservas indígenas próximas a cidade de Barra do Corda, localizado a 444 Km de São Luís.


A operação continua durante esta segunda-feira (25). De ontem para hoje as diligências foram realizadas nas aldeias Joá, Mangueirinha, Nova Egito, Cabeça da Onça e Sumaúma, além da cidade de Jenipapo dos Vieiras, segundo a PRF.



Forças policais fazem operação em reservas indígenas para capturar suspeitos de assaltos na BR-226. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)


De acordo com o delegado de Barra do Corda, Renilton Ferreira, a ação é uma continuação da operação que se iniciou na Reserva Indígena Cana Brava, em Barra do Corda, com o objetivo de prender assaltantes que agiam na rodovia BR-226 e tirar de circulação os receptadores dos produtos.


Segundo a Polícia Civil, na manhã de hoje (25) o índio Leonardo Guajajara foi preso por receptação. Ontem (24) foram presos Tiago Pereira da Silva e o índio José Lopes Guajajara. O três possuíam mandados de prisões anteriores e eram considerados foragidos da justiça, além de serem acusados de agirem nos assaltos na BR-226, segundo a Polícia.




Além do trio, também foram presos hoje (25) mais quatro não-indígenas suspeitos de receptação de celulares roubados. Eles eram do povoado Santa Maria e do município de Jenipapo dos Vieiras e foram encaminhados para a Delegacia em Barra do corda.


Durante a operação, também foram recuperados celulares, perfumes e bolsas. Uma arma do tipo garruncha estava escondida dentro do matagal na Aldeia Mangueirinha; enquanto na Aldeia Cabeça da Onça foi encontrado uma bala clava utilizada nos assaltos, segundo a Polícia.


fonte: Por Rafael Cardoso, G1 MA, São Luís