Publicidade

TUNTUM DÁ PRIMEIRO PASSO PARA CRIAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO



Nesta manhã, 3 de junho de de 2017, foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde, no município de Tuntum, para a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, uma reunião, formado por um conselho municipal, que estará apto a desenvolver projetos e buscar recursos para esta finalidade, que é solucionar e resolver inúmeros problemas relacionados a saúde preventiva de toda a população, com a implementação desse trabalho, que é o saneamento básico. Foram 3 dias de reuniões, elaborações e discussões para tratar da criação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Na reunião foi abordado temas sobre:

  • O tratamento da água e a transformação desta mesma em limpa e potável para o consumo humano.
  • Escoamento da água em bueiros grotas e igarapés
  • A implantação de esgotos e galerias
  • A coleta do lixo e o lugar adequado de se armazenar e depositar o mesmo



O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência do governo Federal
Ministério da Saúde e FUNASA em parceria com os municípios com o objetivo elaborar projetos para cuidar, planejar e proteger a população e o meio ambiente das catástrofes ambientais e doenças humanas, fazendo o recolhimento adequado do lixo e colocando o mesmo em lugares próprios.

Trata-se de uma ação conjunta com toda a população, que traz soluções, tais como: cooperativas, catadores, coletas e seleção dos lixos orgânicos e de reciclagem para que possam ser aproveitados e transformados em matéria prima, sendo desta maneira reutilizados e noutro plano dando assim renda para muitas famílias e ao mesmo tempo diminuindo o impacto que é causado no meio ambiente.

A Fundação Nacional de Saúde Ambiental FUNASA preparou e destinou técnicos para desenvolver esse projeto nos municípios, buscando capacitar, educar e orientar toda população para a implantação deste com planejamento e gerenciamento. É, portanto, um projeto que agiliza, elabora e diagnóstica a situação caótica da população e dos municípios, onde visa fazer planejamentos de serviços básicos, facilitando assim o trabalho dos gestores municipais e implementando um plano ambiental e por meio das funcionalidades fazer um levantamento apurado da qualidade dos serviços públicos, como:


  • Abastecimento de água potável
  • Esgotamento sanitário, drenagem urbana 
  • Manejo de resíduos sólidos
  • A sua coleta e destino 


O ato solene para a elaboração Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), contou com a presença participativa e o engajamento para a conscientização popular.











Postar um comentário

0 Comentários