Publicidade

FAMEM e confederações municipalistas juntos a bancada federal do Maranhão realizam mais uma grande conquista alcançada




O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, Cleomar Tema Carvalho Cunha, mais uma vez surpreende os chefes dos executivos do estado do Maranhão. O presidente da instituição (FAMEM) Cleomar Tema, fez uma uma breve avaliação e em seguida um somatório de todas as buscas e lutas à frente da gestão, incansavelmente na persistência dos recursos em Brasilia, obteve mais uma vitória e conquista, valeu a pena acreditar e o esforço.




Tema reúne toda a imprensa, jornalistas, radialistas TVs e blogs da capital e do interior do estado, para dizer o tamanho do orgulho e a satisfação que é, está a frente da instituição-FAMEM, nesse momento de grandes conquistas, efusão e prosperidade política, como também o prazer de conduzir no caminho certo, os seus pares, e amigos, os prefeitos que acreditaram e confiaram piamente no seu trabalho na sua competência, responsabilidade, credibilidade e conhecimentos políticos, como também da extrema experiencia vivida nas suas gestões a frente da mesma.



"È algo inédito, e uma grande demonstração de sensibilidade e de e maturidade da classe política”.

 


A afirmação foi feita pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Cleomar Tema, na noite da última quarta-feira (04), logo após reunião entre prefeitos e prefeitas e a bancada maranhense em Brasília.

Na ocasião, todos os deputados federais e senadores se posicionaram favoráveis ao pleito dos gestores municipais de empenharem as emendas de bancada exclusivamente para o setor de saúde. Também participou do encontro o vice-governador, Carlos Brandão.

Por conta da decisão, os municípios do estado serão contemplados, a partir de 2018, com o aporte de R$ 160 milhões para a saúde, sendo que parte desses recursos será destinada para o aumento do número de leitos de UTI e centros de hemodiálise.

Os mais de 100 prefeitos que atenderam ao convite da FAMEM e foram a capital federal comemoraram efusivamente o resultado do encontro.

Em decorrência do posicionamento dos senadores e deputados federais, a Federação e a Secretaria de Saúde do Estado vão se reunir para estabelecer as regras de distribuição das verbas, observando-se inicialmente a capacidade instalada e outros critérios técnicos, que beneficiarão, inclusive, os municípios que foram recentemente contemplados com a habilitação na MAC (Média e Alta Complexidade).

“O resultado foi extremamente positivo, uma vez que o foco da viagem foi exatamente a conquista das emendas de bancada para o setor de saúde, que era uma antiga reivindicação dos gestores municipais do Maranhão. Nosso retorno ao estado é como a volta de um grupo de atletas que conquista um campeonato mundial. Estamos em clima de vitória e aqui agradecemos aos nossos três senadores e aos dezoito deputados federais, que nos garantiram essa conquista. É, na realidade, uma vitória do povo do nosso estado”, afirmou Cleomar Tema.

De acordo com o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), “essa é luta da FAMEM, é um sonho que está sendo materializado graças ao empenho do presidente Cleomar Tema, que empunhou essa bandeira desde que tomou posse na direção da entidade, no início do ano, quando provocou a primeira reunião com nós, parlamentares”, destacou.

“Foi uma vitória da FAMEM, foi uma vitória do municipalismo, que se apresenta com muita força no Maranhão, a partir do comando do presidente Tema, uma grande liderança que está dando uma nova dimensão à luta dos prefeitos”, enfatizou o prefeito Idan Torres, do município de Santa Filomena do Maranhão.







kjon