Publicidade

Um Novo Mundo e um Novo Tempo Com Energia Limpa Renovável Solar e Eólica

Resultado de imagem para fotos de energia solar



A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) divulgou nesta semana um relatório que mostra o ritmo de crescimento de diferentes fontes de energia ao redor do mundo. A novidade é que fontes renováveis de energia, especialmente a energia solar, estão crescendo mais rapidamente do que combustíveis não-renováveis.



Em 2016, de todo o volume de energia extra gerado no planeta, placas fotovoltaicas de captação de energia solar foram responsáveis por 74 gigawatts de potência a mais no mundo inteiro, um crescimento de 50% em comparação com o ano anterior. Mais da metade de toda essa expansão foi registrada somente na China.


Veja também:
Empresa anuncia primeiro relógio inteligente movido a energia solarTodos os carros lançados pela Jaguar a partir de 2020 serão elétricos

Ao todo, fontes renováveis, incluindo solar, eólica e hidrelétrica, geraram mais de 164 gigawatts em 2016 em adição à rede elétrica global. Carvão e gás natural geraram, juntos, 84 gigawatts a mais. Foi a primeira vez que a energia solar, que liderou o crescimento, gerou mais energia adicional do que combustíveis fósseis em um ano.

A IEA também tem dados sobre o Brasil. Entre 2011 e 2016, a capacidade de geração de energia renovável no nosso país cresceu em 32 gigawatts. A expectativa é de que, a partir de 2017 e até 2022, esse número chegue a 21 gigawatts. Entretanto, os países que vão liderar a expansão desse setor nos próximos cinco anos serão China, Índia e EUA, segundo a organização.