Publicidade

FAMEM CONDUZIRÁ PREFEITOS DO MARANHÃO PARA UM ENCONTRO COM O NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JAIR BOLSONARO



Na manhã desta terça-feira (27), o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, reuniu com a diretoria da entidade, para elaborar uma pauta de interesse comum dos municípios para ser apresentada no encontro com o novo presidente.
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), deverá ter um encontro com os prefeitos (a), maranhenses, isso está previsto para o mês de dezembro. 
Além de Tema, estavam presentes e participou da reunião, o vice-presidente Miltinho Aragão da cidade de (São Mateus); e os prefeito Erlanio Xavier de (Igarapé Grande), Valmira Miranda de (Colinas) e Fábio Gentil da cidade de (Caxias).
Os temas apontados como prioritários foram;  Educação, Saúde, Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e normas para funcionamento de abatedouros públicos.
Na Educação, foi proposto um parcelamento administrativo dos precatórios do Fundef, via Procuradoria Geral da União (PGU), para que as prefeituras não tenham perdas significativas, bem como solicitar ao presidente eleito que implante o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi).
Na Saúde, as principais demandas são para reaver o subsídio oferecido pela União para o custeio das despesas na per capita; correção dos valores repassados aos municípios na média e alta complexidade; bem como o tratamento fora de domicilio  —  a sugestão é que tenha uma equiparação no TFD, principalmente nos atendimentos de hemodiálise.
Outra sugestão elaborada, que será apresentada pelos gestores refere-se aos investimentos oriundos das emendas de bancada.   A soma dos recursos, que gira em torno de R$ 170 milhões, será destinado, segundo a proposta, para área da saúde.
A espequitativa do encontro em dezembro do presidente eleito Jair Bolsonaro com os prefeitos do Maranhão é grande, por tratar de assuntos da mais alta importância para o desenvolvimento dos municípios maranhenses.

Postar um comentário

0 Comentários