Publicidade

Deputada Daniella Tema apresenta projeto de lei que visa melhorar a qualidade no atendimento das mães na hora do parto


A deputada estadual Daniella Tema (DEM) apresentou, nesta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Maranhão, um projeto de lei que visa assegurar às doulas o direito de acompanhar as parturientes, quando por estas solicitadas, durante o período de parto e pós-parto imediato, nas maternidades, casas de parto e estabelecimento hospitalares congêneres da Rede Pública e Privada do Estado do Maranhão.
A Doula é uma profissional assistente de parto, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem-estar da mulher.
Para a deputada estadual Daniella Tema, as maternidades que proíbem o acompanhamento de assistência que a Doulas oferecem, devem ser obrigadas a garantir esse direito para as parturientes após a aprovação da lei.
“O nosso projeto de lei se baseia nas inúmeras solicitações que recebemos das mães, mulheres, gestantes, assim como das próprias Doulas, que são impedidas em algumas maternidades, de acompanharem as gestantes durante o parto. Com esta lei vamos regulamentar esse acesso que é um de direito das gestantes, quando solicitado. As doulas estão presentes durante todo o período da gestação e é inadmissível que no momento do parto e pós-parto, as maternidades impeçam esse acesso gratuito”
Antes de ir ao plenário, o projeto de lei passará pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Ao ser aprovado, as maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do Estado do Maranhão, serão obrigados a permitir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, sem ônus e sem vínculos empregatícios com os estabelecimentos especificados.

Postar um comentário

0 Comentários