Publicidade

CAIXA-PRETA DO BNDES: Sigilo escondeu empréstimos a custo quase zero para Angola


Quando era ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o petista Fernando Pimentel decretou sigilo sobre as condições especiais dos empréstimos do BNDES a países amigos do PT.
No termo de classificação referente a Angola, por exemplo, Pimentel alegou que a divulgação das condições de financiamento e da estrutura de garantia poderia “prejudicar a negociação de outros financiamentos brasileiros com terceiros países”.
Na verdade, o então ministro queria evitar um escândalo.
Como mostram documentos secretos do MDIC, obtidos por O Antagonistacom a agência de dados “Fiquem Sabendo”, o governo petista emprestou bilhões à ditadura de José Eduardo dos Santos a custo quase zero.
No empréstimo de US$ 1 bilhão feito em 2012, o BNDES concedeu prazo de 10 anos (além de período de carência), com taxa de juros Libor + 2% a.a., além de prêmio de seguro com custo de 9,86%.
Em outra linha de crédito adicional de US$ 2 bilhões, contratada no ano seguinte, as condições especiais praticamente se repetiram, com Libor + 2,5% a.a. e 15 anos de prazo.
Fontes de mercado consultadas afirmam que as condições desses empréstimos para Angola são impraticáveis e não cobririam sequer o custo de captação do recurso pelo BNDES.


Postar um comentário

0 Comentários