Publicidade

Secretário Luis Fernando participa de reunião em Teresina do Consórcio Nordeste e do Fórum da ABDIB


O secretário Luis Fernando participou, em Teresina, de reunião do Consórcio Nordeste e do Fórum da ABDIB

O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, participou de agenda de trabalho em Teresina, na quarta (21) e quinta-feira (22), e participou de reunião do Consórcio Nordeste e do Fórum da ABDIB. Ele acompanhou o governador Flávio Dino na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), com os governadores nordestinos, e integrou a comitiva maranhense na Edição Nordeste da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) Fórum – Infraestrutura Regional.

O primeiro encontro faz parte do cronograma de ações do Consórcio Nordeste, que reuniu sete governadores e os vice-governadores de Pernambuco e Alagoas, na quarta-feira (21). Luis Fernando ressaltou que a agenda de trabalho em Teresina contemplou a pauta de projetos prioritários em diversas áreas, a exemplo de projetos importantes para a agenda internacional que se pretende apresentar aos países da União Europeia, em novembro de 2019, com a finalidade de obtenção de recursos externos para investimentos na região brasileira.

São ações capazes de complementar e ampliar os esforços do Governo Flávio Dino no sentido do desenvolvimento do Estado e incluem as áreas de turismo, meio ambiente, educação, saúde e infraestrutura. Em relação ao turismo, são propostos investimentos no Centro Histórico de São Luís e de Alcântara, nos Lençóis Maranhenses, e nos demais polos turísticos do Estado.

“O meio ambiente, também, é um ponto prioritário. Já na saúde, tem a implantação de 18 policlínicas regionais”, afirmou Luis Fernando. Na educação, o secretário falou da expansão da rede do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que são escolas de ensino médio em tempo integral.

No setor de mobilidade urbana na Ilha de São Luís está em curso um estudo para a integração dos quatro municípios com uma matriz intermodal de transporte público de massa que contempla, inclusive, linhas de VLT, veículo leve sobre trilhos.

Consórcio
O Consórcio Nordeste é uma alternativa de arranjo institucional para que os estados da região se fortaleçam, troquem experiências e possam chegar mais rapidamente ao desenvolvimento, diminuindo a desigualdade em relação ao sudeste do país.

“A região Nordeste precisa gerar renda, emprego, oportunidades de trabalho, praticando justiça social. E essa é a determinação do governador Flávio Dino para que o Maranhão consiga dar passos importantes para o desenvolvimento”, afirmou o secretário Luis Fernando.

Abdib
Luis Fernando participou, também, em Teresina, da Edição Nordeste do Abdib Fórum – Infraestrutura Regional, que contou com a participação do governador Flávio Dino no painel “A agenda de oportunidades em infraestrutura para o Nordeste – Diálogos com os governadores do Nordeste”, juntamente com os demais representantes do executivo dos nove estados do Nordeste.

O fórum é uma reunião com representantes de diversos setores, públicos e privados, com o objetivo de promover um diálogo em prol de uma agenda de ações com vistas ao estímulo dos investimentos na Região Nordeste.

Secretário Luis Fernando ressaltou que a agenda de trabalho em Teresina, contemplou a pauta de projetos prioritários que serão apresentados à União Europeia.

Postar um comentário

0 Comentários