Publicidade

Soro brasileiro contra Covid-19 está perto de ser testado em humanos

 


Um soro para tratamento da Covid-19 desenvolvido no Brasil pode estar disponível a pacientes da doença antes do meio deste ano. A informação foi publicada pelo O Estadão nesta sexta-feira (29).

O medicamento depende apenas da aprovação da Anvisa para começar os testes em humanos. Desenvolvido a partir do plasma de cavalos, o soro apresenta anticorpos neutralizantes contra o novo coronavírus até 150 vezes mais potentes do que os presentes em pessoas que tiveram a covid-19.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio (Faperj) Jerson Lima Silva, que participou do desenvolvimento do soro, no entanto, afirmou que “por melhor que seja, não é milagre”.

“Sabemos que, mesmo com todo o otimismo, só teremos de 60% a 70% da população imunizada no final do ano. O ideal seria que já estivéssemos agora tratando as pessoas com o soro”, continuou.

O princípio do soro pesquisado se baseia no uso de anticorpos obtidos em cavalos infectados com a covid-19 para oferecer mais mecanismos de defesa aos pacientes. Os anticorpos obtidos dos animais são purificados antes de serem injetados em pacientes.

O trabalho começou em maio de 2020, quando 5 cavalos do IVB (Instituto Vital Brazil), laboratório do governo do Estado do Rio de Janeiro, foram inoculados com uma proteína S (proteína spike) recombinante do coronavírus produzida na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Postar um comentário

0 Comentários