Publicidade

RETROSPECTIVA DA HISTÓRIA POLÍTICA DE TUNTUM NOMES QUE JÁ PERTENCERAM OS 2 LADOS DA MOEDA

O blog do Cláudio Lima resolveu contar um pouco da história política de Tuntum, trazendo a memória da população parte dos tempos passados até os dias de hoje.

Tuntum cidade pacata mãe de importantes figuras do meio político até mesmo a nível de estado, município onde predomina as duas alas políticas, dois grupos tradicionais que fazem parte da história desde a sua emancipação política. 

Falando um pouco da sua história política desde os tempos do ex-prefeito, ex-deputado Luiz Coelho Batista líder político do grupo labigó, herdado do ex-prefeito um dos patriarcas o empresário Luís Gonzaga.

Após o governo desses dois homens grandes homens que construíram uma bonita história ao longo das suas vidas no município de Tuntum. Daí dando continuidade a vida política do tradicional grupo, nasceu politicamente nesse meio o médico Cleomar Tema. O grupo labigó na época vinha com várias derrototas consecutivos, os quais perderam duas eleições com os nomes da a ex-primeira dama Maria Augusta e o ex-prefeito Bento Barbosa Teixeira. 

Na época entre os anos 80 a 90, tempo na qual o ex-prefeito Helio Araújo optou para apoiar seu adversário político, e assim resolveu não dar esse direito para nenhum de seus aliados, entre eles os vereadores Orleans Moreira, Valdete Gonçalves, o pecuarista Lauro Mourão, Inês Bandeira, os ex-vereadores Nelcides e Valber Porto.

Esse mesmo grupo chateada se revoltou, se organizou e resolveu se juntar com o Jovem médico dr. Cleomar Tema filho do ex-vereador o ex-prefeito de Tuntum Astolfo Seabra, esposo da ex-primeira dama Maria Helena Cunha.

Cleomar Tema Cunha recebeu o comando do tradicional grupo político, e governou por 28 anos, passando agora para o novo prefeito Fernando Pessoa. 

O prefeito Tema em todo seu governo foi um líder político que mais conseguiu desarticular o grupo adversário, trazendo pro seu lado político no decorrer dos anos importantes líderes políticos, figuras de peso do grupo adversário.

NOMES QUE ERAM DA OPOSIÇÃO QUE FORAM PARA O LADO DO EX-PREFEITO TEMA.

SÃO ELES LIDERANÇAS POLÍTICAS QUE MUDARAM DE LADO.

Os ex-vereadores Manoel Veloso, o pastor Elias Brasil, o pecuarista Geovane o "Divane do Ipuirú" o vereador ex-presidente da câmara de vereadores Jaydran Brito, Cavalcante, Alan Noleto, Josivan Bílio o ex-vice-prefeito Ciro Ricardo, ex-prefeito Pires Leda que também já liderou o grupo cobra mansa e por pouco não ganhou do Tema quando candidato a prefeito, o  ex-prefeito Helio Araújo, o vereador Magno Melo, empresária bioquímica dra. Nilza, o ex-vereador Jezimiel, Zeca do Calsamento, entre outros que não estão aqui junto entre os nomes.

Tudo isso faz parte do jogo que o meio político oferece a cada ocasião vivida no decorrer da sua legislatura que cada um deles passou, Tema governou Tuntum por quase três décadas ao todo 28 anos. Fernando Pessoa que fez o mesmo parecido com Tema, não sei se tomou por exemplo, mais pelo jeito aprendeu fazer política parecido com a mesma forma de articulação do ex-prefeito Tema que ao longo desses tempos todos procurou buscar lideranças políticas adversárias para fazer parte do seu grupo político.

FORAM ESSES ALGUNS NOMES QUE ADERIRAM AO GRUPO POLÍTICO COBRA MANSA.

São eles o ex-presidente da câmara municipal de vereadores, atual vice prefeito Nelson Almeida, o ex-vice-prefeito Ciro Ricardo, os ex-prefeitos Helio Araújo e o ex-prefeito Chico Cunha, dona Ana Isabel ex-vereador Idaspe, a ex-vice-prefeita por dois mandatos consecutivos Ana Isabel. Foram esses os nomes que fizeram parte dessa conjuntura política, responsáveis pela vitória do atual Fernando Pessoa, entre eles os vereadores Joaceles Araújo, o vereador Ivalto Bílio atual presidente da câmara de vereadores, os médicos vereador dr. Pablo Milhomem e o ex-vereador carioca dr. Alexandre.

Assim fica até aqui um pouco da história política do município de Tuntum, história essa descrevida em poucas linhas e relembrada pelo nosso humilde blogueiro Cláudio Lima, o qual veio a descrever aqui um pouco desse panorama. Trazendo a memória da população parte dessa história e sobre nomes que eram do outro lado do poder político, e que ao decorrer dos dias durante a vida pública mudaram de lado.

Postar um comentário

0 Comentários