Publicidade

Senado instala CPI da Covid hoje

A partir das 10h desta terça-feira (27), o Senado instala a CPI da Covid, destinada a apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados e municípios para o enfrentamento da pandemia.

Na 1ª reunião, os membros da comissão elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão. Cabe a eles, em seguida, indicar um senador para relator da CPI.

Ontem, segunda-feira (27), um juiz federal suspendeu a indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator da comissão. Os membros já tinham decidido indicar o parlamentar e vão ignorar a decisão judicial.

A sessão será semipresencial – os senadores podem discursar de forma remota, mas terão de ir ao prédio do Congresso para votar. Há também a expectativa da definição de um plano de trabalho – possivelmente em reunião a ser marcada para esta quarta (28).

O plano vai definir, por exemplo, o horário e os dias de funcionamento da comissão e será uma espécie de guia para a atuação da CPI. A apresentação desse documento cabe ao relator.

Um acordo pré-estabelecido entre a maioria dos 11 titulares prevê os senadores Omar Aziz (PSD-AM) na presidência, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na vice-presidência e Renan Calheiros (MDB-AL) na relatoria.

O trio é visto com cautela pelo governo. Omar Aziz é tratado como um senador independente. No entanto, espera-se que o parlamentar amazonense cobre de maneira mais enfática o colapso da saúde em Manaus.

O indicado para vice, Randolfe Rodrigues, é um conhecido adversário de Jair Bolsonaro e atualmente ocupa a liderança da oposição no Senado.

Postar um comentário

0 Comentários