Publicidade

Mega-Operação da PCDF desarticula esquema de fraude fiscal em Brasília de milhões

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dot) e a Subsecretaria da Receita da Secretaria de Economia do DF deflagraram uma megaoperação, na manhã desta terça-feira (06), contra organização criminosa especializada em fraudar o repasse de impostos.

O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 60 milhões. Dois escritórios de contabilidade e mais uma centena de empresas privadas são alvo da ação policial.


A unidade mobilizou cerca de 200 policiais e 100 auditores da Receita para cumprir 122 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão temporária em cerca de 110 empresas.

Todas as determinações judiciais são cumpridas em regiões administrativas do Distrito Federal.


A ação teve apoio da Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Tributária (Pdot) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O inquérito, instaurado no ano passado, analisou fatos ocorridos entre 2019 e 2021.

As apurações identificaram um sofisticado esquema de fraude fiscal pelo qual o grupo criminoso criou uma espécie de indústria de empresas “noteiras” a fim de diminuir o recolhimento de impostos, como o ICMS, e aumentar os créditos fiscais. Os policiais identificaram ao menos R$ 5oo milhões de transações ilegais, feitas com notas fiscais frias. No total, 330 empresas se beneficiaram com o esquema.



Postar um comentário

0 Comentários