Publicidade

TUNTUM: Ganha Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado na Comarca de Tuntum

A solenidade de inauguração do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) na comarca de Tuntum, será inaugurado amanhã 27, às 9hs, localizado na Rua Frei Carlos, s/n, Centro – Tuntum/MA.

Contatos da ASCOM:

Socorro Boaes (98) 98824 – 9562 (98) 98807-1001 // Márcio Assunção (99156 – 2917)

Mais de 50 mil pessoas na região de Tuntum, e cidades circunvizinhas serão beneficiadas com a inauguração de unidade da DPE/MA no próximo dia 27.

A comarca de Tuntum será a próxima a receber o mais novo (econúcleo) da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), que atenderá também à população do termo judiciário de Santa Filomena do Maranhão. Com a inauguração marcada para o dia 27 de outubro, a instituição essencial à promoção dos direitos das populações mais vulneráveis estará presente em um total de 50 comarcas e 109 municípios.

Este será o 13º núcleo a ser entregue pela atual gestão da DPE.  São 11 novas unidades somente do interior do estado e duas em bairros de grande adensamento populacional na capital maranhense.

Considerando a população de Tuntum e Santa Filomena do Maranhão, os serviços da DPE/MA estarão disponíveis para aproximadamente 50 mil habitantes na região. O (defensor-geral Alberto Bastos), comandará a solenidade, que será transmitida ao vivo pelo Instagram da DPE/MA (@defensoriama).

Entrando em uma nova fase, o projeto pioneiro e inovador dos núcleos ecológicos ou econúcleos se consolida com um modelo de construção sustentável, que se destaca pela economicidade e responsabilidade social. 

Todos os (econúcleos) que serão entregues pela Defensoria, a partir de agora, utilizam a tecnologia do sistema modular de construção civil, método que se baseia em módulos individuais que são pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra.  


Assim como no caso dos contêineres adaptados, as novas unidades custam menos que uma obra convencional de alvenaria. A construção modular também garante mais rapidez na execução da obra, com previsão de conclusão em 30 dias, redução na geração de resíduos e utilização de material com qualidade superior à tecnologia anterior.     

Além disso, a adoção de placas solares continua sendo uma das marcas da obra, o que torna os econúcleos autossuficientes em energia elétrica. A Defensoria utiliza também a mão de obra prisional tanto na estruturação do núcleo quanto na fabricação dos móveis, fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

O econúcleo de Tuntum tem 89,28 metros quadrados de área construída, distribuídos em uma recepção de 18 lugares, salas para o defensor público, estagiários/conciliação, além de outro espaço para conciliação e administração, área técnica, bem como copa e área de serviço, banheiros masculino e feminino e outro adaptado para atender as necessidades de pessoas com deficiência (PNE).

A DPE/MA de Tuntum funcionará na Rua Frei Carlos, s/n, Centro.

Postar um comentário

0 Comentários