Publicidade

Rússia tomou o controle da usina nuclear de Chernobyl, afirma Ucrânia

 

Mykhailo Podolyak, assessor da Presidência da Ucrânia, confirmou que as forças russas que invadiram o país agora estão em controle da antiga Usina Nuclear de Chernobyl. O anúncio foi feito na quinta-feira (24), no horário de Brasília.

“É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos”, disse ele. “Esta é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje”, disse Podolyak.

De acordo com alguns relatos locais, a Rússia estaria fazendo reféns.

Mais cedo, militares ucranianos já haviam informado que tropas russas, que entraram na Ucrânia pela fronteira ao norte com Bielorrússia, estavam presentes na região. Depois, eles falaram que a região tinha sido envadida.

O presidente Volodymyr Zelensky declarou, no início da tarde desta quinta, que forças ucranianas estavam lutando para impedir que a Rússia capturasse a antiga usina nuclear. “As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl [Central Nuclear]. Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, tuitou Zelensky. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, acrescentou.

Postar um comentário

0 Comentários