Publicidade

Rússia exige que EUA retirem armas nucleares da Europa

A Rússia considera inaceitável a presença de armas nucleares dos EUA em vários estados europeus, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em seu discurso em vídeo na conferência de Genebra sobre desarmamento, acrescentando que as armas nucleares dos EUA devem ter sido devolvidas ao solo americano há muito tempo.

“É inaceitável para nós que as armas nucleares dos EUA ainda permaneçam em vários estados europeus em contradição com os pontos básicos do Tratado de Não-Proliferação. nessas missões, o uso de armas nucleares contra a Rússia está sendo praticado”, observou. “As armas nucleares dos EUA devem ter sido devolvidas há muito tempo, e a infraestrutura correspondente na Europa deve ter sido eliminada há muito tempo.”

O ministro ressaltou que a Rússia sempre acreditou que não pode haver vencedores em uma guerra nuclear e que tal guerra nunca deve acontecer.

“Este princípio foi confirmado na declaração conjunta de 16 de junho de 2021 dos presidentes da Rússia e dos EUA, bem como na declaração conjunta de 28 de junho de 2021 dos chefes da Rússia e da China. iniciativa e com sua participação mais ativa, uma declaração conjunta dos líderes das cinco potências nucleares foi desenvolvida e adotada em 3 de janeiro sobre prevenção de guerra nuclear e prevenção de uma corrida armamentista”, acrescentou Lavrov.

Postar um comentário

0 Comentários