SEJA BEM-VINDO

MASIGNCLEAN101

PL, PSD e PSC levaram a melhor na janela partidária, PSDB e PTB perdem filiados


O cenário político no Maranhão foi bastante movimentado nos últimos dias da janela partidária, onde os políticos podem trocar de partido mantendo o seu cargo atual.

Dando continuidade ao crescimento político Maranhão, o Partido Liberal (PL), liderado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, foi um dos partidos que mais se beneficiou com o período. O partido conseguiu filiar um deputado estadual, além de dois vereadores de São luís, aumentando a sua bancada na Câmara da capital. Além disso, o partido fez inúmeras filiações de lideranças políticas, artistas e membros na ala bolsonarista no Maranhão.

Liderado pelo deputado federal Edilázio Júnior, o Partido Social Democrático (PSD), também soube aproveita a janela partidária para aumentar o número de filiados. O partido conseguiu a fiação de pelo menos 4 deputados de mandato: César Pires, Mical Damasceno, Pastor Cavalcante e o deputado JP, de Imperatriz. Além de filiar lideranças políticas na capital e interior do estado.

O partido deve aproveitar a guinada da janela para impulsionar a campanha de seu pré-candidato ao governo do estado, Edivaldo Holanda Jr.

O Partido Social Cristão (PSC) do deputado Federal Aluísio Mendes, não fez muitos esforços conseguir novos nomes.

Aproveitando a debandada do PTB, o PSC conseguiu emplacar um candidato a governador, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim e o deputado estadual Wellington do Curso. Também na lista dos novos filiados aparece o irmão do prefeito de São Luís, Fernando Braide.

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sem dúvidas, foi o partido que mais perdeu na janela partidária. Apesar de possuir poucos nomes, o partido tinha criado uma chapa que possivelmente iria surpreender nessas eleições, mas após manobra em Brasília, o partido foi entregue o senador Roberto Rocha, com isso todo os novos e antigos filiados saíram do partido, deixando o senador isolado, dificultando mais ainda sua reeleição ou possível candidatura ao governo.

Por fim, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) caiu no esquecimento. Após perder seu único deputado no Maranhão [Wellington do Curso], o partido foi entregue ao marido da senadora Eliziane Gama, Inácio Melo. Até o fim da tarde de ontem, o partido não tinha apresentado nenhum filiados, e deverá servir apenas para compor na chapa de Brandão.

Comentários
0 Comentários

Política