Publicidade

Falsa cirurgiã dentista é presa em flagrante

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí flagrou e prendeu, em uma operação em conjunto com a Polícia Civil do Piauí, uma mulher, identificada apenas pelas iniciais E.M.C, por exercer, ilegalmente, a profissão de cirurgiã dentista dentro de Unidade Básica de Saúde no município de Sebastião Barros, extremo sul do Estado. A ação foi realizada nessa segunda-feira (23).

Durante a operação, fiscais do CRO-PI flagraram a Técnica em Prótese Dentária atendendo um paciente no consultório odontológico da UBS Raimunda Lisboa de Freitas, localizada no centro do município de Sebastião Barros, divisa do Piauí com a Bahia.
De acordo com o Conselho, o atendimento ilegal da falsa cirurgiã já ocorria há cerca de seis meses. Ainda segundo o CROPI, o desempenho das atividades profissionais do TPD se restringe ao ambiente do laboratório de próteses, sendo proibida a manipulação de pacientes.
Fotos divulgadas pela falsa cirurgiã em redes sociais apontam que ela fazia outros procedimentos, que seriam exclusivos do cirurgião dentista. A mulher também mantém um laboratório de próteses irregular, sem o devido registro no Conselho Regional de Odontologia do Piauí.
O Conselho investigará se o laboratório fornece as próteses para a Secretaria de Saúde do município de Sebastião Barros.
Após o flagrante, a TPD foi conduzida para a Delegacia da Polícia Civil em Corrente/PI e autuada pelo exercício ilegal da Odontologia. Ela também vai responder perante o Conselho de Ética do CRO PI.
A ação do CRO-PI em Sebastião Barros fez parte da Operação Odontologia Legal, iniciada em março de 2022 e que já fiscalizou dezenas de profissionais, clínicas odontológicas e Unidades Básicas de Saúde.

Meio Norte.

Postar um comentário

0 Comentários