Publicidade

Governo do estado disponibiliza cirurgia de artroscopia em Hospital Regional de Pedreiras

O Governador Carlos Brandão está disponibilizando procedimento de (artroscopia no Hospital Dr. Kleber Branco em Pedreiras). O procedimento consiste no tratamento de lesões que ocorrem dentro das articulações, a mais frequentemente é a realizada no joelho ou ombro e, eventualmente, nas articulações do quadril ou tornozelo. A oferta do procedimento beneficia pacientes de 13 municípios que fazem parte da região.

“Desde que foi inaugurada pelo Governo do Maranhão, a unidade busca ser referência para a Região do Médio Mearim, oferecendo serviços que atendam às demandas da região. Ao disponibilizar este novo serviço em Pedreiras, descentralizamos os atendimentos ofertados pelo SUS e disponibilizados pela rede estadual”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

As primeiras demandas de artroscopia foram identificadas em abril deste ano, quando a unidade recebeu uma edição do Programa Mais Cirurgias. Na ocasião, cerca de 300 pacientes foram submetidos à triagem, que incluiu avaliações ortopédicas, realização de exames laboratoriais, raio-x, tomografia e exames para avaliar o risco cirúrgico.

Depois das ações do programa, foi instalado um ambulatório na unidade que passou a fazer atendimentos ao público, recebendo, inclusive, demandas dos municípios vizinhos. O ambulatório recebe pacientes da região encaminhados por unidades públicas de saúde, tanto da rede estadual quanto municipal.

De acordo com o diretor clínico do Hospital Dr. Kleber Branco, Frederico Cavalcante, trata-se de um ganho para a Região do Médio Mearim. “Ficamos muito felizes, principalmente por proporcionar uma melhor qualidade de vida futura dos pacientes. Com o novo serviço, facilitamos o acesso dos usuários do SUS ao procedimento, que antes teria que ser realizado na capital”, contou o diretor.

Antônio Galdino, de 30 anos, é da cidade de São Roberto e foi submetido ao procedimento nesta segunda-feira (16). “Ter feito a cirurgia vai poder me proporcionar bem-estar, principalmente porque eu sofria há algum tempo com essa lesão no joelho. Eu queria destacar também o bom atendimento que recebi da equipe do hospital, o que coloca a unidade como referência para a região”, disse.

Já Maialisson Rodrigues, de 31 anos, aguarda pelo procedimento. O paciente é natural de Esperantinópolis e foi um dos aprovados na etapa pré-operatória. “Essa cirurgia irá mudar a minha vida. Agora, a gente tem a possibilidade de fazer esse procedimento mais próximo de casa e eu só tenho a agradecer por tudo”, compartilhou.

Entregue pelo Governo do Estado em novembro do ano passado, o Hospital Dr. Kleber Branco é o primeiro do Médio Mearim a oferecer centro cirúrgico com suporte em Ortopedia.

Postar um comentário

0 Comentários