Publicidade

Câmara dá 30 dias para TCU abrir a ‘Caixa-Preta’ do Tribunal

 

Deputados federais afirmam que descobriram que, desde 2012, o Tribunal de Contas da União (TCU) não presta contas dos próprios gastos do órgão à Câmara dos Deputados.

O assunto foi levado ao presidente da Casa, Arthur Lira, pelo chefe da Comissão Mista de Orçamento, Celso Sabino, que intimou o tribunal a apresentar os dados.

Sabino deu 30 dias para que o TCU apresentem os relatórios de gastos de cada ano. O órgão enviou, por ora, as contas de 2012, que foram entregues à relatoria de Felipe Francischini.

No início do ano, o TCU havia reservado 216.000 reais para criar, dentro do tribunal, um estúdio de pilates para as autoridades e servidores. Os gastos com diárias de viagem, passagens e hospedagens de ministros mundo afora também são frequentemente motivo de críticas ao tribunal.

Em nota, o TCU rebateu as suspeitas dos deputados: “O Tribunal de Contas da União esclarece que presta contas anualmente, de forma regular, em atendimento à legislação vigente”.

“Todas as prestações de contas do tribunal são públicas e encontram-se na área de transparência do Portal Eletrônico do TCU, à disposição do Congresso Nacional e da sociedade. O TCU encaminha ainda ao Congresso Nacional seu Relatório de Atividades Anual, análise dos custos e resultados do controle”, completou o tribunal.

Postar um comentário

0 Comentários