O ecologista Paulo Roberto Lenhardt, morador do Rio Grande do Sul, foi pioneiro na instalação de um sistema que permite que o motor diesel seja movido a óleo vegetal. Ele começou a reciclar o óleo vegetal usado e adaptou seu motor S10, MWM 2.8 turbo, para trabalhar com este produto que seria descartado no futuro.
Essa ideia vai além da questão ambiental e sanitária causada pelo descarte inadequado de óleo vegetal. O óleo de cozinha usado é uma matéria-prima importante para um biocombustível de eficiência que pode ser comparado com o diesel comum.
Entre os benefícios do uso de óleo vegetal, ambientalistas destacam a redução de até 75% das emissões de gases de efeito estufa em relação aos combustíveis fósseis. Além da alta disponibilidade de óleos vegetais no Brasil também, isso também torna positivo o uso desse óleo como combustível. Outro benefício que pode ser citado é a possibilidade de autossuficiência de cada cidadão.
Outro ponto a favor desse biocombustível é que ele lubrifica o motor, tende a aumentar sua vida útil, inclusive dificultando que a bomba injetora acabe entupida.