Márcio Jerry, Roseana Sarney, Amanda Gentil, Weverton Rocha, Detinha e Josimar de Maranhãozinho após a eleição do novo coordenador da bancada federal do Maranhão
A bancada do Maranhão no Congresso Nacional, que reúne os 18 deputados federais e os três senadores, escolheu, ontem, por unanimidade, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) para coordenar as suas ações ao longo deste ano. Já se sabia que o parlamentar era o favorito para a tarefa, mas sua eleição sem um voto contrário nem uma abstenção representou sinalização em diversas direções. E a principal delas é o fato de Márcio Jerry ser hoje, por vários motivos, o deputado federal maranhense com maior trânsito na Esplanada dos Ministérios. Essa posição faz dele um interlocutor importante entre os deputados maranhenses e as peças da máquina federal de Brasília, cujos dirigentes ele conhece, o que facilitará ações de intermediação com os seus colegas de bancada. O representante do PCdoB substitui o deputado federal Cléber Verde (Republicanos), que coordenou a bancada no último ano do Governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), marcado pela facilidade com que liberou as verbas do orçamento secreto para seus aliados, e pela hostilidade com que tratou parlamentares que lhe fizeram oposição.
A bancada do Maranhão no Congresso Nacional é composta dos deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), André Fufuca (PP), Amanda Gentil (PP), Roseana Sarney (MDB), Josimar de Maranhãozinho (PL), Detinha (PL), Duarte Jr. (PSB), Fábio Macedo (Podemos), Cléber Verde (Republicanos), Júnior Lourenço (PL), Marreca Filho (Patriotas), Pastor Gildenemyr (PL), Márcio Honaiser (PDT), Pedro Lucas Fernandes (UB), Aluísio Mendes (Republicanos), Josivaldo JP (PSD) e Benjamin De Oliveira (UB), que substitui Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações. E os senadores Eliziane Gama (PSD), Weverton Rocha (PDT) e Ana Paula Lobato (PSB), que substitui Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública.
