O encontro do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, com lideranças comunitárias do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, gerou uma onda de fake news nas redes sociais. A visita do ministro teve como objetivo participar do lançamento do Boletim “Direito à segurança pública na Maré”, publicação que a Redes da Maré faz anualmente desde 2016 e que apresenta a sistematização dos dados sobre os impactos da violência armada no Complexo.
A Reunião:
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, visitou o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (13), para participar do lançamento do boletim "Direito à segurança pública na Maré", publicado anualmente desde 2016 pela Redes da Maré. O documento apresenta a sistematização dos dados sobre os impactos da violência armada na comunidade, incluindo mortes causadas por arma de fogo, operações policiais, confrontos entre grupos armados, violações de direitos e descumprimento de preceitos fundamentais. A Redes da Maré é uma organização da sociedade civil que atua para articular soluções para
A visita do ministro Flávio Dino é uma demonstração do comprometimento do Governo Federal em se aproximar das comunidades e ouvir suas necessidades. O boletim é um elemento importante para ajudar a combater a violência no Brasil e implantar uma cultura plena de paz. A Redes da Maré espera que o documento possa expor as urgências de intervenção do Estado na comunidade e sugerir políticas públicas.
Para a entidade, a produção de conhecimento a partir da realidade específica da comunidade é fundamental para a visibilização das violências que ocorrem e a criação de estratégias para superá-las. A presença do ministro de Estado e sua comitiva na Maré, com a perspectiva de uma escuta ativa, é um marco histórico na construção efetiva do direito à segurança pública na comunidade.

