ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA
ALEMA

Publicidade

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA: Felipe Camarão fala da segurança na escola e formação de lideranças escolares

Trabalho de prevenção à violência e formação de lideranças preparadas para enfrentar desafios no ambiente escolar são algumas das ações de destaque que estão sendo realizadas e foram mencionadas pelo vice-governador do Maranhão e secretário de Educação, Felipe Camarão, em entrevista exclusiva ao titular deste blog, nesta quarta-feira (26).

A entrevista aconteceu durante a entrega de 18 viaturas que fazem parte do Programa Nacional de Seguranca Pública com Cidadania, o PRONASCI 2. Felipe Camarão falou sobre parcerias importantes com o terceiro setor e com a iniciativa privada para garantir formação de lideranças escolares.

“Teremos assessoria técnica e pedagógica para a implantação de um processo de formação e seleção de gestores escolares. Iremos realizar eleições para diretores e gestores, processo formativo de seleção de engajamento dos gestores das UREs. Além disso, estamos trabalhando com a Vetor e outros parceiros para realizar a formação a e seleção lideranças negras. Para nós é muito importante, o Maranhão é o segundo estado mais negro do Brasil e nós ainda temos poucas mulheres e homens negros ocupando cargos importantes”, disse.

A parceria do Governo do Estado com duas organizações, o Vetor Brasil e o Instituto Gesto, tem o objetivo de desenvolver lideranças mais preparadas para enfrentar desafios dentro do ambiente escolar, alavancando os índices de aprendizagem.

A parceria viabilizará a incrementação de ferramentas de mapeamento de competência para gestão escolar, que diagnosticará o desenvolvimento das lideranças escolares. Além disso, irá implantar o Programa Ubuntu, que visa potencializar lideranças negras e indígenas dentro do setor da educação, gerando protagonismo e criando ações antirracistas dentro dos órgãos.  

Sobre a prevenção da violência e segurança nas escolas, o secretário informou que está trabalhando junto com agentes de segurança como polícias civil, militar e Corpo de Bombeiro, além de fazer o acolhimento das comunidades escolares, dentre outras iniciativas.

“Estamos fazendo acolhimento de comunidades escolares, antecipação das etapas do JEMS, que irá começar nos próximos dias, vamos promover concursos culturais em parceria com a SECMA nas escolas e vamos focar no pedagógico, no aprendizado, principalmente para ENEM e vestibular. Agora é recuperar o tempo perdido para normalizar o calendário e todo esse período que ficou parado por conta da greve”, explicou Camarão.

Postar um comentário

0 Comentários