ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA
ALEMA

Publicidade

Escândalo em Santa Inês prefeito Felipe dos Pneus é afastado por denuncia de desvio de recursos no valor de R$ 55 milhões

O Grupo de Atuação de Combate Especial as Organizações Criminosas (Gaeco), amando do Ministério Público do Maranhão. A operação realizou nesta manhã de segunda-feira 30, a operação Tríade.

De acordo com o MP, os investigados desviaram cerca de R$ 55 milhões do dinheiro público que deveria ter sido destinado à manutenção das necessidades básicas da população.

O objetivo foi cumprir os mandados de busca apreensão na prefeitura de Santa Inês, prender material, sobe denúncias de desvios de recursos públicos, os mandados foram expedidos pelo Ministério Público do Maranhão. 

A determinação é da desembargadora relatora da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro.

Fraudes e recebimento de propina

A operação, chamada 'Tríade', é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e busca cumprir 19 mandados de busca e apreensão em Santa Inês, São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Pinheiro, Codó, Davinópolis, Governador Newton Belo e Teresina (PI).

A princípio, as investigações começaram pela Polícia Federal, por meio da operação 'Free Ride', realizada em 2022, que coletou informações sobre o suposto esquema. De acordo com a PF, os crimes giram em torno de licitações fraudadas e contratos superfaturados na compra de medicamentos e insumos hospitalares, além de recuperação de estradas vicinais e serviços de engenharia para a prefeitura.

Os contratos, segundo as investigações, eram direcionados para favorecer empresas que enviavam propina a Felipe dos Pneus, com a atuação de dois articuladores. Eles contavam com a colaboração de servidores comissionados ligados à prefeitura para garantir a aparência de licitude das contratações. 

Postar um comentário

0 Comentários