A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira (10) a suspensão da adoção de suas tarifas de retaliação sobre uma ampla gama de produtos americanos por um período de 90 dias. A decisão foi comunicada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, um dia após a Casa Branca conceder uma trégua na maior parte de suas próprias taxas.
Na quarta-feira, os membros da União Europeia (UE) aprovaram um pacote de tarifas retaliatórias em resposta às tarifas de 25% aplicadas pelos Estados Unidos sobre aço e alumínio no mês passado. As novas taxas europeias devem ser finalizadas nos próximos dias, com uma primeira etapa prevista para entrar em vigor em 15 de abril. Embora a lista completa dos produtos americanos que serão alvo das tarifas ainda não tenha sido divulgada, um documento preliminar publicado pela imprensa internacional indica que os itens incluem vestuário, aves, grãos, maquinário e outros.
“Tomamos nota do anúncio do Presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações”, declarou Von der Leyen nesta quinta-feira. “Se as negociações não forem satisfatórias, nossas contramedidas entrarão em vigor. O trabalho preparatório para outras contramedidas continua. Como já disse antes, todas as opções permanecem sobre a mesa.”
Além das tarifas de 25% de Trump sobre aço, alumínio e automóveis, a UE também foi atingida por uma taxa de 20% imposta pelos EUA sobre quase todos os bens, como parte das amplas tarifas anunciadas na semana passada.
Fonte: Gazeta Brasil