O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para 2 de setembro, às 9h, o início do julgamento da ação penal que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados, acusados de participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Ex-presidente Jair Bolsonaro
O caso, registrado como Ação Penal 2668, é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como o mais avançado entre os processos relacionados à trama golpista investigada pela Polícia Federal (PF). Ele envolve o chamado “núcleo crucial” — grupo considerado o principal articulador do plano.
Segundo o cronograma divulgado pela secretaria da Primeira Turma, o julgamento contará com oito sessões, sendo seis delas extraordinárias. Além das duas sessões no dia 2 de setembro (manhã e tarde), estão previstos encontros nos dias 3, 9, 10 e 12 do mesmo mês. O relator é o ministro Alexandre de Moraes, e também participarão os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino. As sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e canal do STF no YouTube.
O informante