O levantamento é fruto de parceria entre a Setur-MA e a Prefeitura de Barreirinhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Socioeconômico (SEMTURDE).
A cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, foi aprovada pela ampla maioria dos turistas que visitaram o destino no mês de setembro. De acordo com a primeira Pesquisa de Demanda Turística, aplicada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), 97,8% dos visitantes afirmaram que indicariam o destino a amigos e familiares, 90,3% pretendem retornar, 49,3% tiveram suas expectativas atendidas.
O levantamento é fruto de parceria entre a Setur-MA e a Prefeitura de Barreirinhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Socioeconômico (SEMTURDE). O estudo teve como objetivo traçar o perfil socioeconômico do visitante e avaliar a satisfação em relação aos equipamentos e atrativos turísticos do município.
A hospitalidade se destacou com 36,47% de excelente e 49,52% de bom e o artesanato local foi valorizado (35,99% excelente, 53,14% bom). Os guias de turismo foram avaliados positivamente (35,51% excelente, 47,58% bom). O comércio foi avaliado como bom por 61,59% e excelente por 10,87%. Bares e restaurantes foram considerados bons por 62,62% e excelentes por 22,95%, e os passeios oferecidos receberam 40,82% de excelente e 49,52% de bom.
O que os turistas mais valorizam no destino é a hospitalidade (36,47%), seguida de segurança (26,33%) e experiência cultural (17,63%). O interesse por experiências locais foi confirmado por 85,3% dos visitantes, enquanto 88,4% utilizaram tecnologias durante a estadia.
A pesquisa revelou ainda que 44,44% dos turistas possuem graduação e 23,19% ensino médio completo, sendo que a renda média mais registrada foi de 3 a 5 salários mínimos (22,71%), embora 27,29% tenham preferido não responder.
A pesquisa, realizada em setembro de 2025, é a primeira de demanda turística em Barreirinhas, reunindo informações detalhadas sobre o perfil socioeconômico dos visitantes e o grau de satisfação em relação ao destino.
Para o coordenador do Observatório do Turismo, Igor Almeida, a iniciativa abre caminho para políticas públicas mais assertivas. “Essa é uma pesquisa inédita em Barreirinhas e tem uma importância fundamental, porque nos permite conhecer com profundidade quem são os turistas que nos visitam, como eles consomem, o que mais valorizam e o que ainda precisa ser aprimorado. Traçar esse perfil é essencial para orientar ações estratégicas de qualificação, promoção e infraestrutura, garantindo que a experiência do visitante seja cada vez melhor. Ao mesmo tempo, esses dados oferecem às empresas e ao trade turístico informações concretas para planejar e inovar em seus serviços, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo no Maranhão”, pontou o coordenador do Obstur-MA.
*Fonte: Governo do Maranhão