Em entrevista ao jornalista blogueiro Marco Aurélio d’Eça, o ex-senador Roberto Rocha (sem partido) teve na tarde da última sexta-feira, 24, mais uma das longas e produtivas conversas com o titular do blog sobre a possível conjuntura política do Maranhão para 2026.
Observador privilegiado e com visão ampla de todos os lados na disputa maranhense, Rocha não tem dúvidas de que o candidato dos chamados dinistas será o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).
Segundo Roberto Rocha o plano A de Dino, seria afastar Brandão para que Camarão assuma o governo e vire candidato, por óbvio; mas o próprio Dino sabe que essa operação é delicada, pondera Rocha: “Por se tratar do Maranhão, fica muito na cara”, diz ele.
“No cenário mais provável, se não conseguirem afastar Brandão, o candidato de todos os comunistas será o Eduardo Braide, com apoio do PT. E o Camarão será candidato a senador. Com quem? Creio que com André Fufuca (PP). O que vão fazer com Eliziane Gama (PSD)?!?. Não sei; de repente poderá ser até a vice. O Fufuca soma muito mais que ela pro Senado por que ela já está no partido de Braide”, garantiu Roberto Rocha, pensamento que repete há dois anos e só se fortalece com os acontecimentos maranhenses.
O ex-senador avalia que os dinistas já trabalham com um cenário alternativo: enfraquecer Brandão ao máximo, somando todos com Braide. segundo ele, dois sinais dessa união foram dados nas últimas semanas:
1 – o Dino deixou de seguir Camarão, até para não ficar mais suspeito;
2 – a turma dinista já anda dizendo que Felipe não vai ser candidato.
