O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um alerta nesta segunda-feira (27) ao presidente russo Vladimir Putin, após o líder da Rússia se gabar do teste de seu novo míssil nuclear, descrito como “invencível”.
“Eles sabem que temos um submarino nuclear, o maior do mundo, bem ao lado da costa deles”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, enquanto se preparava para viajar ao Japão.
O comentário ocorreu após Putin, no domingo, comemorar o voo de teste de 15 horas e 8.700 milhas do míssil nuclear russo, chamado de “Burevestnik” e apelidado de “Chernobyl voador”. Segundo a Rússia, o armamento seria capaz de atingir alvos nos Estados Unidos.
“É um produto único, diferente de tudo que existe no mundo”, afirmou Putin, vestido com farda militar, em declarações divulgadas pela mídia estatal russa. “Precisamos identificar usos potenciais e começar a preparar a infraestrutura para implantar essa arma em nossas forças armadas.”
Trump, no entanto, minimizou o teste: “Testamos mísseis o tempo todo, mas, sabe, nós temos um submarino, um submarino nuclear. Não precisamos ir a 8.000 milhas.”
“Eles não estão brincando com a gente. E nós também não estamos brincando com eles”, acrescentou Trump, reiterando seu pedido para que Putin encerre a guerra na Ucrânia.
Gazeta
