ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA
ALEMA

Publicidade

Conversa de Lula com Roseana revelou que o MDB consolidou de vez a candidatura de Orleans ao governo está consolidada

 

Lula da Silva e Rosângela Silva afagam Roseana Sarney em visita que acabou se transformando num fato político que favoreceu Orleans Brandão e Eduardo Braide


A conversa da deputada federal Roseana Sarney (MDB) com o presidente Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (15), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sobre a corrida sucessória no Maranhão consolidou, fortemente, o secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão como candidato do MDB e da família Sarney ao Governo do Estado. Roseana Sarney disse a Lula da Silva que apoia o projeto com o aval do ex-presidente José Sarney e das lideranças do MDB estadual e da cúpula nacional do partido. O presidente teria manifestado interesse pela provável candidatura do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e até onde foi vazada, a conversa não tratou da pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT). Feita por conta da relação de amizade e num gesto de solidariedade do chefe da Nação e da primeira-dama Rosângela Silva por conta do problema de saúde que a ex-governadora enfrenta, a visita ganhou peso importante no tabuleiro político maranhense.


Presidido por Orleans Brandão, que recebeu o comando do pai, Marcus Brandão, o braço maranhense do MDB assimilou de vez o projeto de candidatura na gigantesca convenção estadual que o elegeu, há duas semanas. Antes da definição partidária, já estava clara a posição das lideranças do partido, faltando apenas um ato para que o partido como um todo se posicionasse oficialmente em relação ao projeto de candidatura do seu atual presidente ao Palácio dos Leões. Já era corrente o apoio de Roseana Sarney e ao ex-presidente José Sarney ao secretário de Assuntos Municipalistas, mas essa posição não havia chegado ao público de maneira contundente. Essa cristalização ocorreu em São Paulo, nesta segunda-feira, mostrando não só o apoio, mas o engajamento da ex-governadora no projeto de Orleans Brandão.


O posicionamento forte de Roseana Sarney pró-Orleans Brandão na conversa com o presidente Lula da Silva se revelou não apenas pessoal, mas partidário, tendo o líder petista ouvido sem fazer restrições. O interesse do presidente Lula da Silva pelo projeto de candidatura do prefeito Eduardo Braide está associado à interlocução que ele mantém com a senadora Eliziane Gama (PSD), e surpreendeu principalmente porque a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão não foi incluída na conversa. Se verdadeiro, esse dado reforça expressivamente a banda maior do PT maranhense que vem se movimentando no sentido de manter a aliança com o governador Carlos Brandão e apoiar a candidatura de Orleans Brandão, sugerindo que Felipe Camarão dispute outro cargo, como uma cadeira no Senado, por exemplo.


É verdade que, pelo que foi vazado, mesmo com a manifestação de apoio firme da ex-governadora Roseana Sarney, o presidente Lula da Silva não emitiu qualquer sinal de apoio ao pré-candidato do MDB, mas é fato também que não fez qualquer gesto de restrição. Ouviu em silêncio, com atenção. Lastreado por uma experiência política de quem chegou três vezes a presidente, Lula da Silva sabe que na corrida à reeleição ele provavelmente terá maioria ampla de votos no Maranhão, mas sabe também que precisa de um palanque no estado. E nesse momento, o único palanque estruturado é o do governador Carlos Brandão (sem partido), que reúne o senador Weverton Rocha (PDT), o ministro do Esporte André Fufuca (PP), a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (PSB) e prefeitos dos maiores municípios maranhenses.


Não há dúvida, portanto, de que a visita do presidente Lula da Silva à deputada federal Roseana Sarney ganhou peso de fato político importante no tabuleiro sucessório maranhense. A começar pelo fato de que o MDB fechou de vez com Orleans Brandão, formando uma base que incluiu a família Sarney, o prefeito de Bacabal e presidente da Famem, Roberto Costa (MDB), com o aval dos ex-senadores João Alberto e Edison Lobão. Mais do que isso: esse movimento conta com o apoio integral do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), com quem o governador Carlos Brandão mantém canal aberto de comunicação.      


Por Repórter tempo 

Postar um comentário

0 Comentários