ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA
ALEMA

Publicidade

Indústria brasileira estagna em novembro e acende alerta para o setor, aponta IBGE

 

EconomiaIndústria brasileira estagna em novembro e acende alerta para o setor, aponta IBGE.

A produção industrial nacional registrou variação nula (0,0%) em novembro de 2025 na comparação com o mês anterior. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um cenário de perda de fôlego: quando comparado a novembro de 2024, o setor apresentou um recuo de 1,2%.

Apesar da estabilidade no índice geral do mês, o detalhamento da pesquisa mostra que a retração é disseminada. Das 25 atividades industriais analisadas, 15 registraram queda em sua produção.

Setores em Queda: Extrativa e Automotiva puxam índice para baixo

O principal impacto negativo no mês veio das indústrias extrativas, que recuaram 2,6%. O setor de veículos automotores também sofreu retração significativa de 1,6%, acompanhado por produtos químicos (-1,2%) e alimentos (-0,5%).

Na análise por categorias, os bens de consumo duráveis foram os mais afetados, com queda de 2,5%. Segundo o IBGE, esse recuo foi impulsionado pela menor fabricação de:


Automóveis;


Móveis;


Eletrodomésticos (Linhas branca e marrom).


Os destaques positivos

No sentido oposto, o setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos registrou um salto de 9,8%, interrompendo um ciclo de dois meses de perdas severas. Outras altas expressivas foram observadas em:


Impressão e reprodução: +18,3%;


Produtos de metal: +2,7%;


Máquinas e equipamentos: +2,0%.

Postar um comentário

0 Comentários