ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA
ALEMA

Publicidade

O pedido de Lula a Trump em ligação desta segunda-feira (26)

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante o diálogo, o chefe do Executivo brasileiro pediu que o Conselho da Paz, lançado no último dia 22 de janeiro por iniciativa norte-americana, seja limitado exclusivamente à questão de Gaza e preveja um assento para a Palestina.


De acordo com informações do governo brasileiro, a conversa foi longa e durou cerca de 50 minutos. O telefonema teve início por volta das 11h e marcou mais um capítulo do diálogo diplomático entre os dois países em meio às tensões internacionais no Oriente Médio.


No debate sobre a criação do Conselho da Paz, Lula voltou a defender uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas (ONU), com a ampliação do número de membros permanentes do Conselho de Segurança. A posição reforça a crítica histórica do Brasil à atual estrutura do organismo internacional.


Apesar de ter recebido o convite de Trump para integrar o novo conselho, o governo brasileiro ainda não decidiu se aceitará a proposta. Segundo interlocutores do Planalto, o tema está em análise e o Brasil pretende ouvir outros países antes de assumir qualquer compromisso, além de avaliar os objetivos e os possíveis impactos políticos da iniciativa.

Gazeta Brasil 

Postar um comentário

0 Comentários