Publicidade

Secretário Luís Fernando tomou posse do Conselho de Administração do Consórcio Nordeste


O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, tomou posse no Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), como o representante do Governo do Maranhão, nesta terça-feira (29), em Recife. Ele esteve acompanhado do adjunto de Planejamento e Orçamento, Roberto Matos; e da assessora de Relações Internacionais da SEPE, Isabela Ottoni. 

Luis Fernando explicou que na agenda de trabalho em Recife foram discutidos os aspectos administrativos do Consórcio Nordeste, em especial a composição da estrutura administrativa, apresentados os primeiros resultados das ações conjuntas, como a compra coletiva da saúde, e realizado o planejamento da missão dos governadores à Europa em novembro de 2019. 

“Para esta reunião, elencamos vários projetos importantes para a agenda internacional que se pretende apresentar aos países da União Europeia, com a finalidade de obtenção de recursos externos para investimentos na região brasileira”, contou o secretário.

Também foram levantadas discussões em algumas áreas temáticas, como saneamento, conectividade, parcerias público-privadas e a indicação de várias medidas de enfrentamento ao derramamento de óleo no litoral nordestino.

“Muito se tem falado sobre desenvolvimento sustentável, e o Maranhão, sob a determinação do governador Flávio Dino, tem focado nesse tema, tanto que já conseguimos finalizar parte do nosso Zoneamento Ecológico Econômico, que diz respeito ao Bioma Amazônico, e já iremos iniciar o zoneamento do Cerrado e Caatinga. E da mesma forma que para o nosso governador, para os outros governantes do Nordeste, o tema é de extrema importância, por isso a necessidade da discussão”, destacou Luis Fernando.

Conselho

O Conselho de Administração do Consórcio Nordeste é um órgão permanente, de natureza colegiada, que tem como atribuições aprovar o programa anual de trabalho, o plano plurianual de investimentos e de diretrizes orçamentárias, o orçamento anual do Consórcio, a realização de operações de crédito, os contratos de programa e de rateio, e a prestação de contas.

Postar um comentário

0 Comentários