Publicidade

EM MEIO A PANDEMIA BRASIL DA SALTO GIGANTESCO NA ECONOMIA

Os bancos lucraram R$ 62 bilhões no primeiro semestre de 2021, de acordo com dados do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) divulgado pelo Banco Central (BC) na manhã desta segunda-feira (18).

O resultado é 53% maior do que o registrado de janeiro a junho do ano passado.

“Após queda significativa no primeiro semestre de 2020, a rentabilidade do sistema recuperou-se e retornou aos níveis pré-pandemia. As despesas com provisões se reduziram e devem se estabilizar próximo dos patamares atuais. Apesar de as perspectivas serem mais favoráveis, riscos permanecem no horizonte”, afirmou.

Durante a pandemia da Covid-19, os bancos aumentaram o volume de recursos para cobrir eventuais calotes dos clientes.

Com as renegociações feitas durante a crise, as instituições financeiras não tiveram os prejuízos esperados com dívidas em atraso. Com isso, o dinheiro reservado para eventuais perdas não precisou ser usado e se transformou em lucro.

“Os resultados tendem a seguir melhorando com o avanço da vacinação e com a recuperação da atividade econômica, mas as incertezas do atual momento econômico seguem acima do usual. Uma recuperação mais lenta da atividade pode prejudicar o cenário para a rentabilidade do sistema à frente”, afirmou o BC.

Postar um comentário

0 Comentários