Publicidade

Braço do governo leva Brandão a crescer em novos levantamentos de pesquisa

Pesquisa Band/DataIlha divulgada nesta terça-feira (15) mostra que o vice-governador Carlos Brandão disparou na corrida pelo Governo do Maranhão e está em empate técnico com o senador Weverton Rocha.

No primeiro cenário pesquisado, Weverton tem 14,4%; Carlos Brandão aparece com 12,6%; Lahesio Bonfim, 9,8%; Roberto Rocha,  9,4%; Edivaldo Holanda Jr., 8,9%; Josimar Maranhãozinho, 6,1%; Simplício Araújo,  1,2%; Nenhum, 20,4%; Não sabe 17,4%. 

No segundo cenário, foi retirado o nome do ex-secretário Simplício Araújo. Ficou assim: Weverton tem 14,7%; Carlos Brandão, 13,1%; Lahesio Bonfim, 10,1%; Roberto Rocha, 9,5%; Edivaldo Holanda Jr., 9,5%; Josimar Maranhãozinho,  6,8%; Nenhum, 19,8%; Não sabe, 16,7%. 

Além disso, Carlos Brandão aparece na frente na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala o nome do candidato sem ser apresentado a nenhuma lista. Carlos Brandão tem 5,4%, contra 4,5% de Lahesio Bonfim; 4,1% de Flávio Dino (são pessoas que ainda não sabem que o governador será candidato ao Senado) e 3,5% de Weverton.

SUBIDA

A subida veloz de Brandão chama atenção porque sua pré-candidatura foi lançada há apena duas semanas, enquanto Weverton tem feito articulações políticas e campanha de rua há meses. 

A pesquisa Band/DataIlha mostra que, se a tendência se mantiver, Brandão pode assumir a liderança isolada na disputa antes mesmo do que previam os analistas políticos. 

Os números também devem intensificar a crise na campanha de Weverton. Como ele vinha de uma disputa no Senado nas eleições anteriores, era esperado que o parlamentar tivesse um desempenho melhor neste momento porque já é bastante conhecido. 

Já Carlos Brandão nunca disputou uma eleição majoritária e ainda não é conhecido por todo o eleitorado. À medida que for sendo mais conhecido, deve continuar crescendo nas intenções de voto.

A PESQUISA

A pesquisa foi feita feita entre 8 e 11 de fevereiro de 2022, com 2 mil entrevistados. O Registro no TSE é MA-00422/2022.

Margem de erro e nível de confiança: +/- 2,2% com um nível de confiança de 95%.

O contratante foi a TV Band.

Postar um comentário

0 Comentários