Publicidade

EUA alertam a Ucrânia sobre invasão russa em grande escala dentro de 48 horas

Autoridades de inteligência dos EUA revelaram ao jornal estadunidense Newsweek que o governo do presidente Joe Biden disse ao presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy sobre a inteligência avaliando que a Rússia está se preparando para realizar uma invasão em grande escala do país vizinho nas próximas 48 horas.

“O presidente da Ucrânia foi avisado que a Rússia provavelmente iniciará uma invasão dentro de 48 horas com base na inteligência dos EUA”, disse o funcionário dos EUA com conhecimento direto ao veículo.

“Além disso”, acrescentou o funcionário dos EUA, “relatos de observadores de aeronaves indicam que a Rússia violou o espaço aéreo ucraniano hoje cedo, voando possíveis aeronaves de reconhecimento por um curto período sobre a Ucrânia”.

O governo ucraniano, que até agora estava menos preocupado com a possibilidade de guerra , preparado para declarar estado de emergência, pediu todos os seus cidadãos a deixar a Rússia imediatamente e começou a chamar reservistas militares.

Os Estados Unidos, a Europa e outros aliados pareciam ter perdido a esperança nos esforços diplomáticos, cancelando reuniões com autoridades russas e impondo a primeira salva de sanções a Moscou.

E, em vez de mostrar qualquer sinal de intenção de retirar os 150 mil soldados que cercam a Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, indicou que grandes áreas do país deveriam ser legitimamente controladas por separatistas apoiados pela Rússia. Ele ordenou que suas tropas fossem para duas regiões separatistas do leste da Ucrânia e obteve permissão dos legisladores para usar suas forças no exterior.

Postar um comentário

0 Comentários