Publicidade

*RÚSSIA e UCRÂNIA* Otan diz que 100 aviões de guerra e mais de 120 navios estão de prontidão

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse a Greg Palkot, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (22), que mais tropas russas entraram na região de Donbass, leste da Ucrânia, ontem. Ele disse que os aliados da Otan têm mais de 100 aviões de guerra em alerta máximo e mais de 120 navios de guerra prontos no mar, do Círculo Ártico ao Mar Mediterrâneo.

Stoltenberg disse que a força de resposta da Otan permanece em alta prontidão, mas ainda não está sendo mobilizada, embora alguns aliados estejam movendo tropas, navios e aviões para os países bálticos e perto do Mar Negro para defender outros membros da Otan.

“A Otan tem que responder quando vemos ações agressivas da Rússia , mas continuamos lutando pelo diálogo, pela desescalada e acreditamos que é importante conversar”, disse o secretário-geral da Otan.

Para Stoltenberg, Moscou continua a “planejar uma invasão da Ucrânia”, os países da aliança estão de olho, vendo provocações no Donbass. O secretário-geral ressaltou que agora é o momento mais perigoso na esfera da segurança.

“Continuamos pedindo que a Rússia recue… nunca é tarde demais para abandonar o ataque”, enfatizou Stoltenberg, acrescentando que a aliança está pronta para continuar fortalecendo sua presença no leste, se necessário.

Postar um comentário

0 Comentários