Publicidade

Carlos Lula fala da estratégia que usou para combater a pandemia no Maranhão

Agir imediatamente foi a estratégia da equipe do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Os primeiros leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 do País foram criados no Maranhão. Em entrevista ao Programa Xeque-Mate, na última quinta-feira (17), o gestor falou sobre a pandemia e rede de saúde.”

Ninguém poderia prevê que aconteceria uma pandemia e muito menos que teria o tamanho e a intensidade que teve para o mundo”, destacou o secretário Carlos Lula.

Carlos Lula recorda que, após encontro em fevereiro de 2020 com o então Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília, alertou o governador Flávio Dino sobre o cenário pandêmico e necessidade de agir.

Os primeiros 20 leitos exclusivos foram criados no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, e na sequência em unidades da rede estadual no interior do estado.

“Os primeiros leitos de UTI [Covid] do Brasil, quando ainda não tínhamos casos confirmados, foram criados no Maranhão”, disse.

E completou: “2020 foi um momento que precisamos tomar medidas mais drásticas”, recorda.

Mais de 1800 leitos foram criados na primeira onda da pandemia, além da abertura de serviços especializados na rede estadual para tratamento das sequelas da doença no estado.

Postar um comentário

0 Comentários