Publicidade

Rússia deve declarar oficialmente guerra à Ucrânia em 9 de maio, alertam autoridades dos EUA

 

Rússia deve declarar oficialmente guerra à Ucrânia em 9 de maio, alertam autoridades dos EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, pode declarar oficialmente guerra à Ucrânia em 9 de maio, alertaram autoridades dos EUA, enquanto a Rússia se move para anexar grandes áreas do leste da Ucrânia. 9 de maio é conhecido como o Dia da Vitória da Rússia.

 Enquanto o ministro das Relações Exteriores de Putin, Sergei Lavrov, voltou a dizer que a invasão foi uma “operação especial” destinada a “desnazificar” a Ucrânia, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse na segunda-feira (2) que havia “boas razões para acreditar que o “Os russos farão tudo o que puderem para usar” 9 de maio para justificar a guerra.

“Vimos que os russos realmente dobraram seus esforços de propaganda, provavelmente, quase certamente, como um meio de se distrair de suas falhas táticas e estratégicas no campo de batalha na Ucrânia”, disse Price em coletiva.

Price disse que seria uma grande ironia se Putin usasse o Dia da Vitória para declarar guerra, o que permitiria ao Kremlin recrutar recrutas para reforçar sua força militar.

“Estou bastante confiante de que ouviremos mais de Moscou no período que antecedeu 9 de maio”, disse Price. “Estou bastante confiante de que você ouvirá mais dos Estados Unidos, de nossos parceiros, incluindo nossos parceiros da OTAN, também no período que antecedeu 9 de maio.”

Separadamente, Michael Carpenter, embaixador dos EUA na Organização para Segurança e Cooperação na Europa, disse que a Rússia realizaria referendos falsos nas chamadas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk para anexar as entidades à Rússia, enquanto a cidade capturada de Kherson seria declarada uma república independente.

Postar um comentário

0 Comentários