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"Aumento da passagem de Ônibus em SL" põe Lula amigo pessoal do Ministro da Justiça como adversário de Braide em 2024

Eduardo Braide pode ter Carlos Lula como adversário na corrida à Prefeitura em 2024

O imbróglio anual sobre o valor da passagem no transporte urbano de São Luís foi resolvido ontem em meio a uma marola na qual os motoristas e cobradores haviam decretado greve para esta quinta-feira, reivindicando estratosféricos 46% no valor da passagem, que assim saltaria de R$ 3,90 para R$ 5,70. O que representaria um aumento real de R$ 1,80. O prefeito Eduardo Braide (PSD), porém, contra-atacou forte, com ânimo de pugilista, fez uma grande articulação e conseguiu que o valor desse um salto bem mais modesto: de R$ 3,90 para R$ 4,20, ou seja R$ 0,30 a mais. Em meio às circunstâncias do momento, o desfecho dificilmente poderia ter sido menos impactante no bolso dos usuários, na sua maioria trabalhadores e estudantes.

O episódio, que se repete pelo menos a cada dois anos, produziu uma situação inusitada, a manifestação de uma voz do deputado estadual Carlos Lula (PSB) com forte tom de oposição ao prefeito Eduardo Braide. No final da manhã, quando ainda não havia sinais de solução para a crise, e os rodoviários ludovicenses mantinham indicativo de greve para hoje, o deputado Carlos Lula foi à tribuna e fez um discurso crítico ao prefeito Eduardo Braide. Ele disse não aceitar o aumento de 46%, por considera-lo “abusivo e inaceitável”. E no afã de marcar participação no debate de um dos problemas da Capital, não se deu conta de que o prefeito foi “rápido no gatilho” e tornou seu discurso ultrapassado.

O diferencial da edição do “drama do preço da passagem nos coletivos” neste ano foi a manifestação do deputado Carlos Lula como uma voz de oposição ao prefeito Eduardo Braide. O ex-todo-poderoso secretário de Saúde do Governo Flávio Dino e hoje deputado estadual influente na base governista, tem presença em todas as listas de pré-candidatos a prefeito de São Luís. Ao se envolver com os problemas da Capital, como o custo do transporte de massa, criticando a posição do prefeito Eduard Braide, o deputado Carlos Lula pretendeu claramente também deixar no ar o recado de que está na parte inicial da corrida ao Palácio de la Ravardière.

Se pretende mesmo ser o adversário do prefeito Eduardo Braide, que está firme no propósito de candidatar-se à reeleição em 2024, o deputado Carlos Lula terá primeiro de superar dois obstáculos nada desprezíveis. O primeiro é dentro do seu próprio partido, o PSB, onde tem de desbancar o deputado federal Duarte Jr., que já trabalha como pré-candidato assumido. E o segundo é, tirando o deputado federal Duarte Jr. da preferência partidária, se tornar candidato da aliança governista, e para isso terá de tirar do circuito o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), que também sinaliza com a possibilidade, remota, de lançar o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

São ainda poucos os observadores que acreditam no projeto de candidatura do deputado Carlos Lula à Prefeitura de São Luís. Mas ele existe, está sendo maturado com calma e é tido como viável dentro do partido na hipótese de o deputado federal Duarte Jr. desistir, o que também parece impossível, pelo menos até aqui. Nada, porém, impede que o deputado Carlos Lula seja pré-candidato. Afinal, ele vive em São Luís e se aprofundou nos problemas da cidade quando foi secretário de Estado da Saúde. E é exatamente por esse viés que ele sabe que o prefeito Eduardo Braide é um adversário muito difícil de ser batido.

Por fim, independentemente de um confronto momentâneo na seara política de São Luís, a entrada do deputado Carlos Lula tem o mérito de elevar o debate sobre o presente e o futuro da Capital do Maranhão, uma metrópole com 1,2 milhão de habitantes com enormes desafios a serem vencidos. E um deles é exatamente a melhoria do sistema de transporte de massa.

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