ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA
ALEMA

Publicidade

São João do Maranhão é destaque no samba-enredo da Escola Estácio de Sá

Tem São Luís na passarela do samba carioca no desfile das escolas nesta sexta-feira (17). Com o enredo do carnavalesco Mauro Leite, ‘Berço do samba é batuque é toada/ terra da palmeira onde canta o sabiá/ um fogo arde do meu coração/ São Luís, São João, viva a Estácio de Sá!’, a escola promete levantar a Marquês da Sapucaí no Rio de Janeiro.


O presidente da Estácio de Sá, Leziário Nascimento, reforçou que falar do Maranhão é poder mostrar ao mundo o quanto a cultura brasileira é diversificada e rica.


Mostrar o Maranhão no carnaval é ter a certeza de que a cultura em cada canto do Brasil merece ser valorizada e ser vista. A Estácio está preparando uma grande homenagem a este estado que revela tantos talentos para o país e que tem uma das mais maravilhosas festas do Brasil, o São João”, ressaltou.

Para o governador Carlos Brandão a escolha do samba-enredo da escola Estácio de Sá revela o reconhecimento da tradicional festa de São João. “A beleza e a diversidade do nosso São João serão apresentadas na Marquês de Sapucaí para todo o Brasil conhecer um pouco da nossa história, e isso é grandioso. Vamos juntos torcer e se encantar com esse momento especial de reconhecimento da nossa cultura popular. Viva o nosso São João!”, declarou o governador.

A influencer Thaynara OG e embaixadora da escola Estácio de Sá falou da emoção de ter recebido o convite para desfilar no carnaval do Rio de Janeiro deste ano.

Para muita gente já é um grande sonho você ter essa oportunidade de se jogar no carnaval do Rio de Janeiro, de desfilar na Sapucaí. Agora imagina quando o convite vem de uma escola como a Estácio de Sá e com um detalhe: a gente vai fazer parte desse desfile, desse enredo, encerrando com a ala do São João da Thay”, contou a influencer.

Ela disse, ainda, que a oportunidade é um reconhecimento que motiva bastante toda a equipe que desenvolve o projeto. “Esse foi um reconhecimento que motiva ainda mais o nosso time do São João da Thay para a gente ver que está no caminho certo. Isso movimenta tanto a nossa cultura, quanto a nossa economia. A gente está muito feliz e, também grata, com as expectativas lá em cima para levar muita alegria e samba no pé no dia do desfile”, afirmou.

O destaque da escola é o carro abre-alas ‘Cidade de São Luís, Festa de São João’ com projeto inspirado na cultura maranhense.

Pesquisadora de cultura popular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a professora Ester Marques destaca a relevância da homenagem e a necessidade de fidelidade à cultura do Maranhão.

É excelente quando a cidade serve de tema porque a escola de samba constrói uma narrativa única, específica. Quando falamos de cultura, estamos falando de identidade, memória, ancestralidade, pertencimento. Não é qualquer coisa que expressa a cultura. Esses elementos são extremamente importantes para a expressão da cultura e espero que eles respeitem essas características”, pontuou a professora.

Brandão esteve na Marquês de Sapucaí acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão; do secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos; da secretária-chefe de Gabinete e de Governo, Luzia Waquim; e do procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Nicolau.

O idealizador em levar o Maranhão para ser mostrado na Sapucaí, o presidente de honra da Estácio de Sá, Fabrício Sena, explica os detalhes que lhe motivaram a promover a cultura do estado nordestino.

“Ao chegar no Maranhão, encontrei o anúncio do “O Maior São João do Brasil” e me perguntei o porquê. Notei que a festa é enorme, acontece em vários lugares e enche. Acostumado com São João de quadrilha, me deparei com São João de Bumba Meu Boi, com apresentação diferenciada, com matraca, pandeiros enormes. O Maranhão também é o Cacuriá, o Tambor de Crioula, é uma história maravilhosa”, explicou Fabrício.

Thaynara OG foi convidada a ser embaixadora da agremiação e destaque na última alegoria da escola, com fantasia que representou o fogo das fogueiras que aquecem os instrumentos dos grupos folclóricos maranhenses, em um carro que leva o nome da festa organizada por ela, o São João da Thay.


Postar um comentário

0 Comentários