Carlos Brandão atrai Júlio Matos (São José de Ribamar) e Eudes Barros (Raposa) para a base de apoio a Orleans Brandão, minando espaço de Eduardo Braide, que continua inaugurando obras sem dizer que é candidato
A inauguração, nesta quinta-feira, do complexo litorâneo da Ponta D`Areia, coincidência ou não, é parte de uma ampla e decisiva estratégia do governador Carlos Brandão (sem partido) para consolidar o prestígio de comandar um Governo empreendedor, que investe bem na Capital e, na mesma toada, ampliar o espaço político e eleitoral do candidato governista à sua sucessão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), na Ilha de Upaon Açu. Duas audiências ocorridas nesta semana no Palácio dos Leões, uma com o prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos (Podemos), e outra com o prefeito de Raposa, Eudes Barros (PL), foram reveladoras de que o Palácio dos Leões vai jogar forte para “quebrar” o poder de fogo eleitoral do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), nos quatro municípios da Grande Ilha.
A estratégia do governador Carlos Brandão de fortalecer o seu candidato ao Palácio dos Leões é óbvia e faz todo sentido. Começa com o fato de que, somados, São Luís (750 mil), São José de Ribamar (123 mil), Paço do Lumiar (79 mil) e Raposa (23 mil) irão para as urnas com cerca de 1 milhão de eleitores, o equivalente a 20% do eleitorado do Maranhão. É a região mais densamente povoada do estado e costuma ser decisiva nos embates eleitorais majoritários.
As pesquisas mais recentes estão informando que a esmagadora maioria desse exército de eleitores tende a votar no prefeito de São Luís, caso ele se lance candidato a governador. Numa crise recente por causa do aumento de salário que ele rejeitou, o prefeito Eduardo Braide foi brindado com a informação, levantada pelo instituto DataIlha, dando conta de que nada menos que 80% do eleitorado das Capital lhe dará o voto caso ele se candidate aos Leões. Daí projeto administrativo-político colocado em prática pelo governador Carlos Brandão visando ampliar o espaço de Orleans Brandão na maior e mais importante cidade do Maranhão e seus satélites metropolitanos.
Além das grandes obras em São Luís, como a extensão da Avenida Litorânea, a Avenida Metropolitana e a revitalização da Ponta D`Areia, entre outras, o governador Carlos Brandão deu dois passos decisivos para fortalecer Orleans brandão na Ilha. No início da semana, recebeu em audiência nos Leões o prefeito Júlio Matos, de São José de Ribamar, e ontem fez o mesmo com o prefeito de Raposa, Eudes Barros. Lastrado no viés municipalista do seu Governo, o mandatário acertou obras e benefícios para os dois municípios, abrindo caminho para alianças em torno de Orleans Brandão – que, aliás, participou das duas reuniões. Com a iniciativa, junta as duas correntes – a outra é liderada pelo ex-vereador Dudu Diniz (MDB) e pela deputada Iracema Vale (PSB).
Ao alinhavar uma relação política, com desdobramento eleitoral, com os mandatários de São José de Ribamar e Raposa, que não faziam parte do listão de aliados do Governo, o governador Carlos Brandão “fecha o cerco” a Eduardo Braide na Ilha de São Luís. Isso porque já conta com o apoio total do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (PSB), seu aliado de primeira hora e que tem como vice-prefeita Mariana Brandão (MDB), irmã de Orleans Brandão.
Fechado nos seus cálculos no Palácio de la Ravardière, avaliando se deixará a Prefeitura de São Luís para entrar na briga pelo Governo do Estado, o prefeito Eduardo Braide certamente está acompanhando atentamente os fortes movimentos administrativos e políticos do governador Carlos Brandão na Ilha de Upaon. O prefeito de São Luís, que liderou quase quatro dezenas de pesquisas no último ano, viu seu nome em segundo lugar – num empate técnico com o pré-candidato governista – no primeiro levantamento (Econométrica) do ano para medir a corrida às urnas nos próximos nove meses.
Qual será o desfecho dessa forte investida do governador Carlos Brandão na Ilha de São Luís? Ainda é cedo para avaliar. Mas com a experiência política que acumulou, o governador faz uma aposta bem articulada, que certamente está levando prefeito ludovicense a avaliar muito bem o passo que vai dar a qualquer momento, seja anunciando as sua candidatura, sejas comunicando que prefere continuar onde está.
