Publicidade

19 governadores vão recorrer ao STF para não comparecerem à CPI da Covid

 

Com a convocação de governadores para prestar depoimento na CPI da Covid, os gestores estaduais pretendem ingressar ainda nesta sexta-feira (28) com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para desobrigar os chefes de governos locais a comparecerem à comissão do Senado.

A ideia é apresentar uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), questionando a competência da CPI para convocar chefes do Poder Executivo estadual para prestar depoimento.

O movimento é feito em conjunto. Embora 9 governadores tenham sido convocados até agora, outros chefes de executivo se adiantaram para dar mais força à ação. 

Até agora, pelo menos 19 governos estaduais devem participar da ofensiva judicial.

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) confirmou à reportagem que a expectativa é de que a medida seja apresentada nesta tarde. “Devemos ajuizar agora à tarde”, disse o petista à CNN Brasil. “E está aberto a adesão, mas já são  mais de 19 estados”, acrescentou.

A informação foi confirmada também pelos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Pará, Helder Barbalho — ambos do MDB.

Postar um comentário

0 Comentários